Mas afinal: o que é Start-Stop?
Imagine que você está parado em uma grande avenida, preso a quilômetros de engarrafamento. São centenas de carros com motores ligados esperando o desafogo do trânsito.
Você desliga os motores para tentar economizar um pouco de combustível, mas o trabalho mecânico de dar partida a todo momento é penoso. Horas depois, o trânsito volta ao normal e você percebe que o ponteiro do marcador de combustível desceu mais do que deveria.
Essa cena, que todos conhecemos muito bem, tem dois custos enormes: gasto excessivo de combustível e emissão de gases tóxicos. O sistema Start-Stop foi desenvolvido justamente para minimizar este problema.
Ainda, de acordo com o USAToday, o sistema Start-Stop tem capacidade de reduzir a emissão de gases estufa em até 7%. Estes números podem parecer pouco expressivos mas, na prática, fazem uma enorme diferença para o meio ambiente e para o seu bolso.
Como? Através do desligamento automático do motor quando o veículo para e retomada da ignição quando pressionada a embreagem (nos veículos manuais) ou retirada do pé do pedal de freio (nos veículos automáticos).
Estudos demonstram que esta tecnologia tem capacidade de reduzir em até 10% o consumo do combustível. Segundo o Departamento de Saúde e Meio Ambiente da Carolina do Sul, o veículo com motor ligado e parado gasta, em média, 1,89L/h, gasto mitigado com a tecnologia Start-Stop.
De acordo com reportagem publicada pelo UOL, as baterias Moura alcaçaram a credibilidade e referência para o mercado automotivo mundial. Isto porque nós entendemos a importância de construir parcerias entre nosso time de engenheiros e parceiros em busca das melhores soluções para os veículos.
CARROS MANUAIS E AUTOMATICOS
Por meio de um sistema elétrico inteligente e otimizado, o Start-Stop tem características específicas a depender do tipo de transmissão do seu veículo.
• Veículos com transmissão manual: para que o motor desligue, é necessário que o carro esteja parado, desengatado e com o pedal da embreagem livre.
• Veículos com transmissão automática: para que o motor desligue, é necessário que o pedal de freio que esteja pressionado.
É importante lembrar que o sistema Start-Stop possui procedimentos de segurança que impedem, por exemplo, que o veículo desligue em aclive.
Como vimos ao longo deste artigo, toda essa tecnologia é alimentada pelo sistema elétrico, que identifica o melhor momento para cada decisão. Para que isso aconteça de maneira mais segura, otimizando o desempenho do motor e aumentando a vida útil dos componentes do veículo, este sistema precisa de uma alimentação desenhada especificamente para as suas necessidades.